segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Central da Reciclagem - o maior banco de pontos de descarte de recicláveis do Brasil – será lançada oficialmente dia 25/11

No dia 25 de novembro, sexta-feira, das 9h às 12h35, a Made in Forest - maior rede ambiental global com foco em meio ambiente e sustentabilidade, realizará o lançamento oficial da plataforma de internet www.centraldareciclagem.org , no auditório nobre da Fundação Getúlio Vargas (FGV).



A Central de Reciclagem é um serviço gratuito, de utilidade pública, no qual a população pode pesquisar ONDE descartar corretamente 36 tipos de materiais recicláveis. Durante o evento, estarão reunidos Secretários Municipais de Meio Ambiente, autoridades, imprensa e organizações envolvidas com a temática.

A proposta do evento é sensibilizar o cidadão urbano sobre a importância de descartar os materiais corretamente e de maneira organizada, desde embalagens de alimentos e bebidas (em plástico, pet, alumínio, entre outros), além de móveis, metais, óleo usado em cozinha, vidro, eletrônicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas. "O consumidor quer descartar corretamente seu lixo doméstico, o problema é que ele não sabe ONDE fazer esse descarte", afirma o co-fundador da Made in Forest e um dos diretores da Central de Reciclagem, Fabio Biolcati, ao completar que "Esta novidade está em consonância com a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos".

Dentre os convidados palestrantes estão: o professor-doutor João Ricardo Moderno - presidente da Academia Brasileira de Filosofia, que falará sobre reflexões sobre o homem e seu habitat; a artista plástica Suzana Jardim - do Projeto Biotuca, discutirá sobre o universo da reciclagem e arte. Já o dr. Renato Felgueras Secretário de Meio Ambiente de Taubaté / SP e o Dr. Jaderson Spina - Secretário de Meio Ambiente de Jundiaí / SP, colocarão na mesa o tema: o desafio do desenvolvimento e o meio ambiente urbano.

Educação Ambiental
O site www.centraldareciclagem.org tem ainda material Educativo em dois formatos: textos informando sobre a importância e como descartar o material e até 4 vídeos sobre cada material reciclável "Queremos que a população conheça os detalhes da reciclagem dos materiais que descarta, de modo a avaliar o impacto sobre o meio ambiente", comenta Martin Mauro, diretor de parcerias da Central da Reciclagem.org

Prefeituras Municipais
Diariamente milhares de pessoas telefonam para as prefeituras e empresas para saber onde descartar todo tipo de reciclável. A resposta quase sempre é frustrante, pois a administração pública municipal e as empresas, na maioria dos casos, não tem estrutura nem pessoal para dar a resposta desejada pela população. "Somos um aliado das Prefeituras Municipais e das empresas no fornecimento de informação dos pontos de descarte espalhados em todo o Brasil" completa Mauro, apontando que é na liderança dos prefeitos e secretários de meio ambiente e na iniciativa privada onde estão as respostas desejadas pela sociedade. Para saber onde descartar entre no site www.centraldareciclagem.org , clique no material que deseja descartar e digite sua cidade. O serviço esta disponível para que as Prefeituras de todo o Brasil identifiquem, organizem e divulguem para a população onde descartar corretamente o material reciclável em sua cidade.

Acesse www.centraldareciclagem.org e encontre os pontos de descarte, por tipo de material de reciclável, mais próximos de você.

Um comentário: