sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Limpando um país - El Salvador

O time brasileiro Master da Confederação Brasileira de Surf, estava em El Salvador para o ISA World Master Championship. A competição aconteceu nas ondas de Punta Rocas, em La Libertad.
O time chegou dia 17 de outubro e se deparou com fortes chuvas que castigaram o país por oito dias seguidos. Muitas enchentes, pontes destruídas, 32 mortos e muita sujeira que veio com as enxurradas, chegam ao litoral.

No segundo dia de sol, as equipes da Prefeitura e Defesa Civil estão tirando mais de 600 sacos de 300 litros cada, só de Punta Rocas. O responsável pela limpeza nos informou que o trabalho é feito pela população carente ao custo de 100 dólares por mês. Primeiro eles retiram uma grande quantidade de madeira, galhos e troncos de árvores, depois é feita a coleta de detritos plásticos e todo tipo de sujeira. Toda a madeira fica para esta população que faz a coleta, para uso em suas casas para fogões a lenha.

















David Husadel, atleta Oceano, que já sempre esta envolvido no Projeto Keep the Ocean Blue, conversou com o responsável e coletou estes dados. Ele comentou “em um país pobre, as pessoas carentes tem muito pouco, tudo é aproveitado. Este país esteve em gerra civil e guerrilha até poucos anos atrás e sua população é bem sofrida, mas estão se levantando, buscando o turismo e trabalhando para deixar seu litoral e montanhas adequados para receber o mundo.”







O Projeto Keep the Ocean Blue, da Oceano, busca sempre deixar uma praia onde estamos surfando, melhor ao sair do que quando se chega. David compartilhou a idéia com o coordenar da limpeza e ele concordou que a melhor maneira de proporcionar a sustentabilidade e evitar o lixo é com educação e o entendimento que tudo volta, as coisas boas e ruins, e também o lixo.

HUSA del Mar - Assessoria e Comunicação para Oceano Surfwear

Veja o blog completo: http://www.oceanosurf.blogspot.com/

Um comentário:

  1. muito bom o que eles fizeram http://cheyenne-opscresci.blogspot.com

    ResponderExcluir