sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Santa Catarina está na moda

Santa Catarina está na moda por vários motivos. Primeiro por ser a Santa e Bela Catarina, um pedaço de terra de rara beleza, mas que também foi construído, colonizado, por colonizadores europeus que não tinham medo de trabalho.

Para falarmos que Santa Catarina está na moda, precisamos falar da moda em Santa Catarina. Mais do que sua importância para a economia do Estado, o setor têxtil é parte da nossa história, da nossa cultura, do nosso jeito de ser. Encontramos suas raízes no processo civilizatório do Vale do Itajaí. Ainda no século XIX, com os imigrantes alemães que aqui aportaram. Da fiação à tecelagem, e daí às confecções, foi um processo simultâneo.

Tornamo-nos conhecidos e reconhecidos como excelentes fabricantes de fios, tecidos, artigos de cama, mesa e banho e, é claro, pelas camisetas T-shirt, produtos estes que percorrem o mundo moderno e que contribuem para alavancar nossa reputação de fabricantes de artigos de qualidade indiscutível. Nossas indústrias têm investido, continuamente, em novos processos, novas tecnologias, além de máquinas e equipamentos de última geração. Contudo alguns países emergentes, onde o custo da mão-de-obra, o crédito barato e outros subsídios desequilibram os fatores de competitividade, constituem-se em fortes concorrentes, tanto no mercado interno como externo. Afinal, o fator preço é, ainda, o maior diferencial para os grandes compradores.

Perante toda esta concorrência externa de preços e marcas, só podemos olhar para a criatividade. Toda a atenção deve ser dirigida à moda e ao design, de forma a reequilibrar a balança da competição nos mercados.

A Oceano Surfwear Confecções de Joinville, entre as empresas direcionadas ao segmento surf, esportivo e jovem, e aí não falamos de idade, mas sim de personalidade. É uma das empresas catarinenses que mais tem identidade com este perfil. O DNA da Oceano é 100% surf e 100% catarinense. Seu proprietário, de origem familiar germânica, começou fazendo pranchas de surf em 1980 na garagem de casa, depois ampliou e começou a fazer camisetas, as famosas T-shirt de Santa Catarina.



Hoje com um mix de mais de 300 itens por coleção, representa muito bem esta visão da moda catarinense, pois conta com um parque industrial de primeira linha, com maquinários e equipamentos de ponta, mas o grande foco é o seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, a criatividade, a modelagem, o design, elementos que somados à comunicação e propaganda, levam os produtos da Oceano, como legítimos representantes dos produtos catarinenses, ao desejo dos consumidores que não querem somente preço, mas sim todo este DNA e criatividade agregados ao produto.

Para concluirmos, podemos citar algumas ações que sintetizam e comprovam o DNA catarinense inserido no DNA da Oceano:

- O Projeto Santa Catarina Moda Contemporânea, dirigido e realizado por empresários e acadêmicos, tem como foco mostrar o diferencial catarinense através da moda e do design, e a Oceano é a única empresa do segmento surf que atua continuamente no projeto.


SCMC#6

- O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011, dirigido e realizado pela Federação Catarinense de Surf – FECASURF, mas patrocinado pela Oceano, mostra a visão da empresa em dar continuidade na formação de atletas de base, para que o esporte que mais projeta o Estado no mundo, sempre esteja desenvolvendo novos talentos que possam vir a representar o Estado e o País ao redor do mundo.



Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011

- O Projeto Keep the Ocean Blue – KOB. Este projeto desenvolvido pela Oceano tem como objetivo incentivar os freqüentadores de nossas praias, sempre ajudar na preservação, na limpeza e na conscientização de que se gostamos de algo, não podemos agredir e deixar o nosso próprio lixo em locais tão belos. A sustentabilidade começa por cada um de nós.


Galera após ação KOB na Prainha São Francisco do Sul (SC)

A Oceano ainda conta com uma gama completa de ações de marketing, como catálogos, eventos, atletas patrocinados, comunicação em PDV`s, site, blog, canais de relacionamento, SAC, etc. Mas os três itens mencionados acima mostram o DNA, mostram o por que podemos dizer que Santa Catarina está na moda e a Oceano é uma das grandes representantes da moda catarinense.

Por: HUSA del Mar - Assessoria e Comunicação

Veja o blog completo: http://www.oceanosurf.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário