quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gracias Puerto!

Confira o relato do atleta Oceano Petterson Thomaz sobre a trip ao México...

"Como toda trip em algum momento temos que ir embora e a vontade de ficar em um lugar com altas ondas é grande, ainda mais lembrando que o verão brasileiro não apresenta as melhores condições para o surf. Foram 22 dias na capital do surf Mexicano, Puerto Escondido, onde conhecemos muita gente e aproveitamos cada momento vivenciado lá. Os últimos 10 dias passaram muito rápido, pois a única hora em que eu conseguia parar de fazer algo era quando ia dormir, logo que voltava da praia. Abaixo estão mais algumas fotos de Ricardo Alves e relatos da viagem, espero que gostem:



La Punta, uma das ondas que mais surfamos nos últimos dias


Bienvenido
A recepção dos locais em Zicatela não foi das mais agradáveis. No inicio da trip estávamos eu e Jean da Silva surfando em um final de tarde e seu amigo de viagem da empresa de seu patrocinador estava nos filmando na areia. Sai da água depois de Jean, que teve um desentendimento com um local na água. De repente um maluco começa a vir em nossa direção falando que não poderíamos fotografar daquele ângulo, somente ele. O amigo de Jean só dizia a palavra “amigo” e fazia gestos de “jóia” para o local que estava nos enfrentando. Quando olho para o lado mais um local vindo em nossa direção, ai pensei: “FUDEU!!!”, vamos apanhar sem nem saber o motivo direito. Se Ângelo, local de Puerto e amigo do Jean que compete no QS não chegasse a tempo de acalmar a situação realmente estaríamos encrencados. No fim acabou tudo bem e ainda ficamos amigos desses locais que nos presentearam com várias fotos nossas no final da viagem. Puerto Escondido é um lugar muito bonito, mas se você chega para produzir material sem conhecer ninguém é melhor pedir a um local uma autorização para não ter seu equipamento quebrado ou com areia jogada em sua lente. “É melhor prevenir do que remediar”.




Jony , Eu, Jean, Caetano e Greg durante mais uma sessão em La punta


Swell
No mês de Novembro não há tantas ondas como em Julho, o bom é que a crowd é mínima, podendo surfar cedo com apenas alguns gringos na água em marés de 4 a 6 pés tubulares. Durante toda trip esperamos por um swell maior para que pudéssemos ir para Salinas Cruz e outras ondas da região, mas como esse swell não entrou preferimos ficar por Zicatela e nos acabar de pegar tubos, mesmo que na maior parte do dia os tubos fecham é um treino e tanto. Pegamos 3 swells de aproximadamente 6 pés, que foi o ideal para o que queríamos produzir, que foram principalmente fotos de dentro da água. Minha recomendação para quem quer desbravar a costa Mexicana é ir em Julho, não tem erro, os swells grandes vão entrar e Puerto vai estar realmente grande, o que proporciona ondas pra todos os lados da costa Mexicana, podendo se surfar sozinho em muito lugares.



Mantenha o Oceano Azul - Keep the Ocean Blue!



Caetano inspirado nas direitas próximas de Puerto


Comida
É incrível a quantidade de pratos mexicanos deliciosos e baratos. Puerto é um lugar que muito turista visita, não só surfistas, e mesmo assim os preços da gastronomia local é muito baixo comparado com o Brasil. As vezes almoçávamos um prato com arroz, feijão, pescado fresco com tortilhas e molhos por 50 pesos, o equivalente a 4 dólares, ou seja, quase 7 reais. Fora que esse restaurante fica de frente para praia do Marinero, uma praia com poucas ondas, mas muito bonita e rica de cultura, principalmente da pesca. Outra opção também são os cafés, onde se comem grandes saladas de frutas e sanduíches pagando se pouco. Comemos também muito atum fresco, fazíamos sashimis em casa mesmo, proteína pura. Outra opção que fizemos foi comprar comida no SuperChe (mercado local) e cozinhar, valeu muito a pena.









Eu passando mais uma sessão por dentro


Família Corzo
Nas minhas idas e vindas da praia conheci a família de Angelo, aquele local amigo do Jean que relatei aqui no início. Além de muito atenciosos e educados, são todos muito receptivos e apaixonados por surf. Os irmãos de Ângelo, Jony de 13 anos e Jimel de 15, são dois figuras, muito engraçados e divertidos. Jony é agitado e competitivo, tem um surf muito radical e nunca gostava de perder no ping pong, ainda mais quando fazíamos piadas dele, ele ficava em choque, não queria aceitar a perda de jeito nenhum. Jimel é mais calmo e mais maduro também, já tem muita atitude e encara mares de 8 pés com facilidade, esse vai ser um casca grossa de Zicatela. Pelo pouco que vi a Família Corzo respira surf e são amantes do que fazem, vi todos eles surfando, mãe, pai e todos os filhos, algo muito agradável de se ver.


Greg em pé em mais um tubo


Dentro de todos que estavam em nossa barca Greg foi o que mais se destacou em Puerto, com duas temporadas havaianas ele se sentiu a vontade nos canudos e não media esforços para colocar pra dentro nas maiores ondas mesmo que elas fechassem para Ricardo dar o click e fazer a foto no “moment” certo. Confira o relato do meu parceiro de equipe Greg:

“Passamos uma noite na cidade do México, até pegar nosso vôo para Oaxaca, chegando lá tivemos que alugar um carro por dois dias para então chegar em Puerto Escondido, onde tudo começou a valer a pena. Lá nos deparamos com ondas de 2 metros e meio tubular. Que felicidade! A euforia para surfar era grande, logo eu e o Petterson entramos na água, para poder se soltar e no outro dia já com forças renovadas e um pouco mais habituado com o lugar começamos a entubar. Essa foi nossa rotina, acordar na madruga, cafezinho e vários tubos. Gostei muito das pessoas de Puerto Escondido, são muito receptivos, conhecemos também outros picos próximos de Zicatela, gostei muito das comidas e bebidas, um cardápio barato e variado. Chamou-me muita atenção os artesanatos e a cultura deles, é um povo muito caprichoso e talentoso também. Foi muito divertido viajar com os amigos Petterson, Caetano e Ricardo e principalmente pegar essas incríveis ondas tubulares de Puerto, é um lugar que quero voltar de certeza.”




Petterson Thomaz, La Punta


Agradecimentos
Sol, altas ondas e comida barata são boas definições para Puerto Escondido. Muchas Gracias Puerto! Agradeço aos amigos Jimel e Jony Corzo pelas rodadas de ping pong e por toda ajuda, ao Jean da Silva pela imagens que fizemos, ao Greg, Caetano e Ricardo Alves pela vibe e parceria na trip, ao Vandielly pela hospedagem com vista para o mar irada, aos locais que apesar da recepção depois viraram amigos, a Puerto Escondido por mais uma vez me fazer querer voltar logo para esse paraíso tubular, a minha família e namorada, a todo suporte dado á mim pela Oceano Surf Wear e Terral Surf Shop, aos meus apoios da CT wax e da Wellcome Surf Trips e principalmente a todos que lêem e acompanham o Hand Baggage, muito obrigado!



Embarcando de volta para casa


Texto: Petterson Thomaz (handbaggage-blog.com)
Fotos: Ricardo Alves

Outras notícias da trip:

- Puerto Escondido News, mais fotos da trip no México

- Notícias de Puerto Escondido

- Mexican Trip - Puerto Escondido

- México, enquanto o swell não chega!

- México News, o início da trip


Veja o blog completo: http://www.oceanosurf.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário