sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A verdade sobre os micro-lixos de plástico

Confira vídeo explicando o que os micro-lixos fazem com nossos oceanos...




Na mitologia grega, Sísifo era um rei que foi amaldiçoado para rolar uma pedra enorme até o topo de um morro, só para vê-la rolar para baixo, e repetir este ato por toda a eternidade.

A limpeza de praia em Midway Atol nos fez sentir como Sísifo.

Há milhões de toneladas de plásticos presentes em nossos oceanos, e estes estão constantemente fragmentando-se em pedaços menores e menores, que estão espalhadas por toda a coluna d'água e presente, em diferentes densidades, ao longo de todos os oceanos do mundo.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não há ilhas de lixo visíveis em qualquer lugar - mesmo que em algumas áreas, os giros, acumulam maiores densidades de poluição de plástico. Na realidade, o que está acontecendo é muito mais complexo e assustador: nossos oceanos estão se tornando uma sopa plástica.

Para piorar, toda a cadeia alimentar dos oceanos, a partir de invertebrados, passando pelos peixes e indo até os mamíferos marinhos, estão comendo plástico e / ou outros animais que têm de plástico neles. Isto significa que nós somos como o albatroz em Midway, levamos o lixo para dentro de nós.

Limpar essa bagunça não é viável, técnica ou economicamente. Mesmo que todos os barcos do mundo fossem colocados à tarefa de alguma forma, a limpeza não retiraria apenos o plástico, mas também o plâncton, que é a base da cadeia alimentar, e é responsável por metade da captura de CO2 da atmosfera e metade da geração de oxigênio de que precisamos para respirar.

Mas, mesmo se este problema fosse resolvido também de alguma forma, a quantidade de plástico que poderíamos capturar, a um custo imenso, seria uma gota no oceano, em comparação com a quantidade de plástico que flui para os oceanos todos os dias.

Não importa quanto investimos, em termos de tecnologia ou dinheiro, a pedra estará rolando ladeira abaixo, por toda a eternidade, a menos que parássemos de colocar mais plásticos em nosso meio ambiente.

A boa notícia é que nós podemos fazer isso. Podemos fazer isso agora. Precisamos iniciar um movimento social que se espalha de forma viral e cria uma massa crítica de cidadãos interessados que se comprometem a se afastar de nossos hábitos descartáveis, e que levantam suas vozes para rejeitar e reverter uma cultura de desperdício que pode ser rentável, mas cujas conseqüências são intoleráveis.

Pense nisso, KEEP THE OCEAN BLUE!


Via: http://www.midwayjourney.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário