quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vacas metálicas recicladas na Finlândia

Estamos num tempo em que a prática da reciclagem se tornou algo necessário. Um ato que traz benefícios expressivos não só no campo ambiental, mas também no econômico e social. Porém, há ainda quem se engaje para transformar o que seria lixo em arte. Miina Akkyjyrkka é uma dessas pessoas que enxergam algo além do material em desuso. Apenas pelo fato de transformar sucatas metálicas em vacas.

Miina, de 53 anos, é uma artista da Finlândia. A trajetória para chegar ao trabalho final das vacas feitas de carros velhos é longa. Primeiro estudou sobre cavalos no Equine College Ypäjä. Em seguida estudou durante muitos anos a produção leiteira em uma escola pecuária. E por fim, foi transferida para a Escola de Belas Artes da Finlândia.

A carreira de mais de 30 anos de Miina já lhe consagrou com uma artista profissional. Recentemente recebeu um prêmio de arte da Ministra da Cultura de seu país, Kaarina Dromberg, no valor de 13 mil euros. Reconhecimento merecido para quem soube unir desdobramentos tão distintos. Para quem soube, nas artes visuais, expressar a cultura do campo, do desenvolvimento industrial e ainda a valorização de tradições.










Conheça todo o trabalho de Miina Akkyjyrkka através do site oficial da artista.

Via: www.falacultura.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário