terça-feira, 30 de agosto de 2011

Abras, a onda punk de Noronha!

Por Marcio David


A onda do Abras é uma onda rara que só quebra com grandes ondulações. Essa esquerda que fica no arquipélago de Fernando de Noronha é considerada a onda mais longa da ilha.

A lendária e mística onda do Abras só funciona na maré seca e com ondas acima de um metro e meio. Considerado um dos melhores pointbreaks do Brasil, essa onda é somente para surfistas experientes. Entrar e sair do mar é bem difícil e brincar nesse mar é um serio risco de parar no hospital.

O local também é berço de tubarões e é comum avistar alguma barbatana circulando a área.. Como a cadeia alimentar é praticamente perfeita, nunca teve registros de ataque.

Nesse dia das fotos o swell estava enorme e nosso atleta Greg Cordeiro caiu para dropar as boas da série. A entrada foi casca, pois não tem outro caminho a não ser pelas pedras. Depois de surfar boas e altas ondas de backside, a cordinha do Greg quebrou e nosso atleta passou um apuro para poder sair do mar.

No final tudo ficou bem e o susto foi recompensado pelas boas esquerdas surfada pelo nosso atleta.

Confira o relato do próprio Greg:

"Nesse dia ondas grandes, minha primeira queda no Abras, passei vários sufocos, isso começou logo na entrada. Corais afiadíssimos e as ondas batendo, dificultando ainda mais a entrada. Depois de muito esforço consegui entrar no outside, onde já estavam dois surfistas, ficamos revezando a prioridade das esquerdas belíssimas, até que os dois revolveram sair, sem eu notar. Fiquei sozinho, de repente entra uma série varrendo , tive que soltar a prancha e o meu leash arrebentou. “Que sorte!” Minha prancha foi parar nas pedras, ficando eu numa situação complicada, pois a série não parava de bombar.

Pensei...vou tentar pegar um jacaré e chegar até a bancada, mas quando chegava perto, parecia que as pedras eram enormes, mais altas que o nível do mar. Fiquei 30 minutos naquela situação. Quando tomei uma decisão, depois de analisar bem a situação e o local. Peguei um jacaré, fui ao encontro das pedras, quando percebi lá estava eu em cima da bancada, tentando salvar a minha prancha. Essa tentativa não teve sucesso, pois a prancha estava quebrada. Eu tive sorte! Só uns arranhões. Graças a Deus!"






Parece mumu? As aparências enganam...























Aloha Greg Cordeiro e Marcio David!



Nenhum comentário:

Postar um comentário