O que poderíamos imaginar de comum entre Ford Ranger, pneus Bridgestone, revista Caras e Ronaldo Fenômeno? No mínimo uma campanha publicitária envolvendo estes quatro elementos, mas não, o que encontramos em comum é o SURF.
Como relatei a poucos dias no artigo “O surf brasileiro no mundo, o orgulho de ser um surfista brasileiro” http://www.facebook.com/profile.php?id=1827382142, os surfistas brasileiros estão sendo destaques no mundo todo, mas aqui no Brasil o reconhecimento do potencial de mercado do surf está começando a adquirir personalidade. Já faz muitos anos que as grandes agências de publicidade usam o SURF como “moti” em campanhas de grandes empresas. A prancha de surf aparece em campanhas de amortecedores, bebidas, carros, telefonia, cosméticos e muitos outros produtos, mas sempre sem personalidade, sem mostrar os surfistas de verdade, sempre era com um modelo que nem sabe segurar uma prancha ou amarrar a prancha em um rack de carro de maneira correta.
Mas o surf está começando a conquistar esta personalidade. Temos alguns exemplos com a campanha da Ford Ranger, onde Ricardo Bocão (Canal Woohoo) aparece com Guilherme Renke ( Bike down hill). O elemento é a bike, mas Bocão é surfista em primeiro lugar. http://fr-fr.facebook.com/video/video.php?v=1361147525608
Também Carlos Burle, Top 16 da Abrasp nos anos 80 e Campeão Mundial de ondas gigantes é o personagem principal da campanha dos pneus Bridgestone. http://surfabout.blogspot.com/2011/04/carlos-burle-e-estrela-da-nova-campanha.html
Na semana passada o big rider baiano Danilo Couto foi anunciado como o mais novo atleta da 9ine, empresa de marketing esportivo fundada pelo ex-atacante Ronaldo, o "Fenômeno".
A 9ine atua no segmento corporativo a serviço de empresas que querem investir no esporte.
Também gerencia a imagem de atletas como Anderson Silva (MMA) e Falcão (futsal), além de Neymar e do são-paulino Lucas. http://waves.terra.com.br/surf/noticia/danilo-couto-e-da-9ine/47498
O passe de Danilo Couto agora pertence ao crew de Ronaldo
E para dar mais glamour ao surf, que sempre foi um “life style” fashion, na revista Caras de 10 de junho de 2011, ed#918, trás Alejo Muniz em treinamento na Barra da Tijuca. Alejo, mesmo perdendo para o australiano Adam Melling, é destaque ao lado do astro do rock Rod Stewart, ao lado dos destaques da Casa Cor, dos premiados do 30º. Prêmio Profissionais de Marketing e do ator Murilo Rosa.
Alejo apareceu porque está na Nike 6.0, não porque perdeu para Adam Melling. Uma assessoria diferenciada em relação à surfwear.
Alejo "pakitando" na Caras
São caminhos que levam o surf ao grande público e consequentemente a uma ampliação de mercado para todo o segmento surf. Uma coisa agrega outra.
O surf e os surfistas profissionais estão merecendo este reconhecimento há muitos anos. Mas o trabalho deve ser realizado em todos os lados. Atletas, patrocinadores, agências e mídia (assessoria de comunicação). Estes atletas citados nestas campanhas são profissionais do surf e profissionais em suas posturas. Tem muitos surfistas profissionais brasileiros que gostam de parecer coitadinhos. Humildade não tem nada haver com viver de cabeça baixa e longe dos acontecimentos. Só como exemplo máximo, Gisele Bündchen gosta de chinelos, calça jeans e camiseta branca, mas a postura dela..........vale milhões.
De qualquer forma, tem muitas coisas boas acontecendo. Ontem assisti na TV uma matéria sobre universidades e escolas americanas que estão incluindo o BRASIL e o português em suas disciplinas.
Todos nós brasileiros e surfistas, estamos fazendo parte de um grande movimento positivo de transformação.
Mas muitas vezes não percebemos e nunca vai estar bom para todos, as funções do dia a dia de cada um podem esconder algumas oportunidades e novos caminhos. Nestes casos surfar é o velho remédio.
David Arruda Husadel
David tem 48 anos, surfando há 37 em competições e no freesurf por boa parte do Brasil e do mundo. Mora em Florianópolis (SC) e é pai de surfista. Trabalha na Oceano Surfwear e na Federação Catarinense de Surf.
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