sexta-feira, 3 de junho de 2011

05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

No próximo domingo, dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972, em decorrência de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de tratar assuntos relacionados ao meio ambiente.





Mas temos muito pouco a comemorar. Infelizmente o ser humano não está cuidando como deveria da natureza e seus recursos. Cada vez mais vemos denúncias de desmatamento, desastres ecológicos, lixo jogado nos mares, enfim, todos tipos de agressão e falta de respeito com nosso planeta. Parece que o bem estar e a comodidade pessoal é mais importante que o coletivo. Não estamos pensando nas próximas gerações, nos próximos anos, no dia de amanhã.





Nações, empresas, famílias e indivíduos, somos responsáveis por tudo o que está ocorrendo com o meio ambiente. E depende apenas de nós mesmos para mudarmos esse panorama. Pequenas ações no dia a dia fazem diferença, confira abaixo algumas dicas para diminuir o impacto no meio ambiente:

USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS. É certo que são caras, mas com o uso em médio e longo prazo, elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

LIMPE OU TROQUE OS FILTROS DO SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

REDUZA O USO DE EMBALAGENS. Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua.





COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA OU CONSOME. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?

COMPRE PAPEL RECICLADO. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum e poupa nossas florestas.

Existem muitas dicas que podem fazer diferença. Procure informar-se e principalmente utilizá-las no seu dia a dia. Lembre-se que toda caminhada começa com um passo. Faça a diferença, proteja o meio ambiente.

Conheça o KOB - Keep The Ocean Blue, projeto ecológico da Oceano, cujo principal objetivo é a proteção da natureza e a limpeza das praias. Confira, além de nossas ações, mais dicas no site KOB, clicando em Nossas Dicas:

http://www.keeptheoceanblue.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário