quinta-feira, 24 de março de 2011

Um pouco mais de Barra Velha, palco da 3ª Etapa do Circuito Catarinense de Surf AM 2011

Barra Velha foi fundada no Século XIX pelo açoriano Joaquim Alves da Silva, um pescador de baleias. Joaquim ganhou as terras do Imperador D. Pedro I ao enviar para o Rio de Janeiro uma grande quantidade de óleo de baleia, utilizado para iluminação pública.

Barra Velha apresenta traços culturais de origem luso-açoriana e portuguesa continental, são exemplos disso, a Festa do Espírito Santo, farra do boi, o boi-de-mamão, o terno de reis, a cantoria do Divino. O principal evento cultural do município é a Festa Nacional do Pirão criada em 1997, que se solidificou como um grande evento turístico-cultural.
A cidade colonizada por açorianos ainda hoje conserva as características de uma típica vila de pescadores. Foi fundada em 7 de dezembro de 1961 e possui 19.474 habitantes (13.721 eleitores) (fonte: IBGE / ano 2009) em uma área de 142,4 Km², chegando a ultrapassar 100 mil pessoas na alta temporada. O clima é úmido e a temperatura subtropical.
Barra Velha é uma cidade que apresenta vocação natural para o turismo. Todos os anos na temporada de verão, a praia se agita e o movimento de turista é grande na cidade. As atividades econômicas que mais se destacam são o turismo e a pesca.

Atualmente Barra Velha é detentora dos títulos de Campeão Catarinense de Surf AM 2010 nas categorias Open e Junior, através do grande ídolo local Diego Michereff. O atleta que é de família de surfistas, teve grande destaque no ano passado e levou os títulos. Com este grande exemplo, novos talentos locais buscam o mesmo destaque de Diego no cenário estadual.

A Associação de Surf do Costão dos Naufragados - ASCN vem exercendo um ótimo trabalho e levando para Barra Velha muitos eventos de surf. Desta maneira promove o esporte, o turismo e leva oportunidades de desenvolvimento para os atletas da região.

A Fecasurf e a Oceano estarão realizando a 3ª. Etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf AM nos dias 26 e 27 de março em Barra Velha e a ASCN esta trabalhando bastante para que todo o surf catarinense se sinta em casa.











Nenhum comentário:

Postar um comentário