Barra Velha foi fundada no Século XIX pelo açoriano Joaquim Alves da Silva, um pescador de baleias. Joaquim ganhou as terras do Imperador D. Pedro I ao enviar para o Rio de Janeiro uma grande quantidade de óleo de baleia, utilizado para iluminação pública.
Barra Velha apresenta traços culturais de origem luso-açoriana e portuguesa continental, são exemplos disso, a Festa do Espírito Santo, farra do boi, o boi-de-mamão, o terno de reis, a cantoria do Divino. O principal evento cultural do município é a Festa Nacional do Pirão criada em 1997, que se solidificou como um grande evento turístico-cultural.
A cidade colonizada por açorianos ainda hoje conserva as características de uma típica vila de pescadores. Foi fundada em 7 de dezembro de 1961 e possui 19.474 habitantes (13.721 eleitores) (fonte: IBGE / ano 2009) em uma área de 142,4 Km², chegando a ultrapassar 100 mil pessoas na alta temporada. O clima é úmido e a temperatura subtropical.
Barra Velha é uma cidade que apresenta vocação natural para o turismo. Todos os anos na temporada de verão, a praia se agita e o movimento de turista é grande na cidade. As atividades econômicas que mais se destacam são o turismo e a pesca.
Atualmente Barra Velha é detentora dos títulos de Campeão Catarinense de Surf AM 2010 nas categorias Open e Junior, através do grande ídolo local Diego Michereff. O atleta que é de família de surfistas, teve grande destaque no ano passado e levou os títulos. Com este grande exemplo, novos talentos locais buscam o mesmo destaque de Diego no cenário estadual.
A Associação de Surf do Costão dos Naufragados - ASCN vem exercendo um ótimo trabalho e levando para Barra Velha muitos eventos de surf. Desta maneira promove o esporte, o turismo e leva oportunidades de desenvolvimento para os atletas da região.
A Fecasurf e a Oceano estarão realizando a 3ª. Etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf AM nos dias 26 e 27 de março em Barra Velha e a ASCN esta trabalhando bastante para que todo o surf catarinense se sinta em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário