"As empresas do SCMC faturaram juntas em 2010 mais de R$ 3,3bilhões, gerando mais de 25.000 empregos diretos no estado".
Buerger diz que SCMC ajudou a melhora o desempenho das empresas do Estado. Foto: Divulgação/ND
Entrevista com Cristiano Buerger – Tecnoblu e SC Moda Contemporânea.
Nascido em Brusque, radicado em Blumenau, filho de comerciantes (Casa Buerger), empreendedor e designer, Cristiano Buerger é fundador e diretor de marketing e inovação da Tecnoblu Your ID. Entre outras atribuições no meio empresarial, Cristiano é também o atual presidente do SCMC (Santa Catarina Moda Contemporânea) e falou à Panorama sobre os seus negócios. Confira:
Como foi o ano da Tecnoblu?
Cristiano - Crescemos 41% graças a um forte trabalho de segmentação de mercado e a oferta de novas linhas de produtos. Estruturamos nosso Conselho Consultivo, com a entrada do Pedro Janot (presidente Azul Linhas Aéreas), Gil Karsten (diretor Banco Pátria) e Giuliano Donini (presidente Marisol e atual presidente do nosso Conselho Consultivo). O executivo Sérgio Pires, com passagens importantes em grandes companhias (Santista e Coteminas), acaba de entrar na sociedade e assumir um novo projeto, o qual será responsável por 25% do nosso faturamento em quatro anos. Também compõem nossa sociedade os empresários Edmur Polli e Sérgio Pires.
Quais são as perspectivas para 2011?
Cristiano - O setor têxtil brasileiro teve um bom ano em 2010, apesar do grande crescimento das importações, motivadas pela baixa cotação do dólar e alto custo produtivo, made in Brasil. Projetamos um crescimento acima de 35% para 2011, contando com a entrada de duas novas linhas de produtos.
O SCMC parece uma grande idéia que já deu certo. Como está sendo esta experiência?
Cristiano - O SCMC foi criado por um grupo de empresários que acredita na força do trabalho em equipe, na soma. É um projeto inédito no país, ao colocar lado a lado, empresas como Hering e Marisol, concorrentes diretas no mercado e parceiras no projeto. Criamos uma estrutura baseada nas empresas, colaboradores, escolas e estudantes, os quais juntos desenvolvem uma coleção inspiracional, ao longo de 10 meses, usando o melhor de cada um. O evento final será no dia 7 de maio, quando inauguraremos o belo espaço Maria´s em Balneário Camboriú. O Grupo Green Valley é o nosso parceiro nesse evento e o patrocinador master é o sistema Fiesc/Senai, o qual acredita no projeto desde o início. É importante destacar que as empresas do SCMC faturaram juntas em 2010 mais de R$ 3,3 bilhões, gerando mais de 25.000 empregos diretos no Estado.
Quais as novidades para 2011?
Cristiano - Temos nesse ano a participação de 17 empresas e 14 escolas. Contratamos o Jackson Araújo para ser o diretor de conteúdo do projeto, o qual trouxe uma nova forma de trabalhar o conhecimento. Realizamos em 2010 mais de 30 eventos, reunindo mais de 5.000 participantes. Os times criativos (um professor, dois estudantes e três profissionais das empresas), tiveram mais de 70 horas de imersão, treinamento, inspiração. Juntos, estão construindo coleções fantásticas, que serão apresentadas no evento final de uma forma absolutamente inovadora.
O evento pretende ser uma espécie de incubadora de moda. Já temos resultados concretos?
Cristiano - As empresas que participam do SCMC crescem, em média, 18% ao ano contra uma média nacional de 7%. Dos cerca de 200 alunos que já passaram pelo projeto, mais de 90% estão empregados. As Escolas de Moda e Design quase triplicaram suas matrículas nesse período. E isso é só o início...
A entrevista também pode ser conferida no link: ndonline.com.br
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