terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Associação de Surf de Ingleses e Santinho comemora 30 anos

As comemorações acontecem na 2ª Etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011 nos dias 19 e 20 de fevereiro na Praia do Santinho



A paradisíaca praia do Santinho, norte da Ilha de Floripa, estará em festa com a comemoração dos 30 anos de atividades da ASIS – Associação de Surf de Ingleses e Santinho nos dias 19 e 20 de fevereiro quando acontece a 2ª Etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011 com a presença confirmada dos melhores surfistas do estado na busca de importantes pontos para o ranking 2011 da Fecasurf.

História da ASIS

Década de 70. O surfe começa a florescer em diversos lugares do litoral brasileiro. Em Santa Catarina, mais precisamente no Norte da Ilha em Florianópolis, um grupo de amigos começa uma relação que irá durar décadas e que servirá de base para o desenvolvimento deste esporte na região.

Um lugar bucólico e paradisíaco, reduto de pescadores artesanais e que, por um capricho da natureza, reunia numa mesma comunidade duas praias muito próximas, mas que se alternavam em fazer a alegria daqueles rapazes com ritmo das ondulações. Ora quebrando ondas tubulares e cristalinas em múltiplos picos espalhadas por várias bancadas rasas e ao longo de sua extensa orla de areias brancas – praia dos Ingleses -, ora desafiando os bravos a vencer as fortes correntes marítimas, para poder surfar ondas grandes e longas que rompiam em bancadas distantes da beira da praia e muito próximas das rochas de seus costões – praia do Santinho.

Foi neste cenário, numa época de ideologias alternativas e muitos sonhos de criar um mundo diferente daquele que seus pais haviam vivido, que estes amigos resolveram se unir para organizar o esporte e proteger o seus domínios surfísticos.

Sob a batuta de Reiginaldo Gomes Ferreira, o grande idealizador da associação, foi realizado o primeiro campeonato de surf local. O ano, 1981. Organizado e julgado pelos participantes, foi vencido por Cid Junkes. Se hoje os critérios de julgamento ainda são criticados por seu subjetivismo, imaginem naquela época, onde a informação caminhava muito mais lenta em comparação com os meios que temos hoje à disposição.

Mas aquilo era o que menos importava. O que aqueles rapazes estavam fazendo naquele momento era história! Aquela confraternização foi a semente daquela que hoje é conhecida, e reconhecida, como a mais antiga associação de surfe em atividade no estado de Santa Catarina – a ASIS – Associação de Surfe Ingleses e Santinho.

Nestes 30 anos de atividade, a ASIS nunca deixou de realizar no verão um dos mais tradicionais campeonatos de surfe do estado, o Campeonato da ASIS. De um evento local, passou à categoria de grande evento com o passar do tempo e hoje já faz parte do calendário oficial do Circuito Amador Catarinense.

Além deste tradicional campeonato, a ASIS também fomenta a realização de grandes eventos amadores e profissionais na localidade. Por aqui já passaram eventos de WQS masculinos e femininos, Pro Jr., Universitários, Supersurf, Inter-associações, Circuitos locais e muitos outros. Muitos atletas da ASIS já se destacaram regional e nacionalmente e, a cada ano, novos safras de atletas surgem.

Além da preocupação com o desenvolvimento do esporte, a ASIS sempre lutou pela preservação da ambiental da região, com muitas ações que iam de protestos públicos até as vias judiciais.

Agora, senhora já madura, comemora seus 30 anos de existência e, com orgulho, vê que sua história foi construída sobre base sólida, sempre pautada pela ética e pelo respeito aos seus sócios, colaboradores, patrocinadores e apoiadores.

Este breve histórico foi uma colaboração do nosso amigo Jeferson Lopes, membro da Asis, Shaper, e um dos dinossauros do surf da Praia do Santinho.

As inscrições para o evento já estão quase esgotadas e os interessados devem ligar para a Fecasurf (48) 3025-1880 e falar com o Leco.

A 2ª etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador será transmitida ao vivo pela internet através do site www.fecasurf.com.br e todos poderão acompanhar as baterias e tudo que rola na competição.

O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011 é apresentado Arnette e tem o patrocínio da Oceano e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, o co-patrocínio da Dalila Têxtil, Texponti, Maxi Tex, Costão do Santinho e o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Site Waves, Jornal Drop, Papa Pizza, Cia Wax, Spider, Docas Restaurante, Tecnoblu, Quadrotex, CT Surf Wax, Gráfica Soni, H2 Outdoor Digital, com a cobertura oficial do Grupo RBS de Comunicação e Atlântida FM, a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf Ingleses e Santinho – 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário