Durante a produção das fotos da coleção inverno 2012 Oceano no Chile, a equipe conheceu essa alga marinha que forma a base da alimentação chilena, a cochayuyo (Durvillaea antarctica).
A cochayuyo tem textura carnuda e firme, parecida com um cogumelo. Seu sabor é suave, mas intenso, e seu aroma lembra o mar. A alga, que chega a medir 15 metros, também contém bastante fibra, além de iodo, cálcio, ferro e magnésio.
Os lafkenches (homens da costa – no caso, do Pacífico), pertencentes à comunidade indígena dos mapuches, são mestres em coletar a alga. Eles cortam sua base das rochas e deixam que a maré leve a cochayuyo até a praia, de onde eles a recolhem e a colocam para secar nas pedras.
Nas maiorias dos picos chilenos, a cochayuyo está presente. É bem estranho você entrar em um mar ultra gelado e ainda por cima remar entre as cochayuyo, parece tentáculos de um grande polvo, fica bem pesado para remar, mas é o maior barato.
Na praia de Infernillo, em Pichilemu, a equipe encontrou um uso diferente para a cochayuyo: artesanato. Um casal de locais montou uma casinha na beira da praia, onde fazem seus trabalhos com cochayuyo retirado das pedras da praia. Em caso de fome, é só comer o chapéu! Irado!
Praia de Infernillo, Pichilemu Chile
No pico de Infernillo rola uma esquerda rápida sobre um fundo de areia com pedras
Marcio David fazendo a produção da foto
Caetano Vargas aproveitou para fazer um $$
Cochayuyo secando ao sol
Petterson Thomaz negociando
Caetano, Marcio e Petterson
Surfistas remando no meio das algas
Visual da praia de Infernillo, na ponta ao fundo fica a onda de La Puntilla, esquerda muito longa com quase 800m de extensão, haja perna!
Visite o Chile, lindas paisagens, ótimas ondas, boa culinária e vinhos, aloha!
Veja o blog completo: http://www.oceanosurf.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário