quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Muito Mais do que um Campeonato de Surf

No último final de semana, dias 22 e 23 de janeiro, aconteceu na Prainha, em São Francisco do Sul a 1ª. Etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011.
No dia 21 a noite, toda a região foi atingida por fortes chuvas, causando muitos estragos nas rodovias de acesso e desabrigando muitos moradores e turistas. No sábado o Campeonato que era previsto para iniciar às 8:00h, somente teve seu inicio às 13:30h, pois os competidores tiveram muitas dificuldades e enfrentaram filas enormes para chegar a competição. Mas ao mesmo tempo que os telejornais mostravam a calamidade que havia atingido a região, o sol brilhava e as ondas melhoravam consideravelmente.
No sábado a tarde, através do Projeto da Oceano “Keep the Ocean Blue”, foi realizada uma grande coleta de micro-lixo na Prainha e no início da Praia Grande. Participaram atletas, organizadores e muitos frequentadores da Prainha que já conhecem o projeto e sempre apóiam e divulgam. Só para se ter uma idéia da sujeira que se encontrava nas restingas, foram retirados em torno de 150 kg de lixo.

A praia estava lotada e ao passarmos com os sacos de lixo na mão, com luvas e bandanas do projeto, alguns veranistas vinham com suas latinhas para nos entregar, como se fossemos catadores de latinhas, mas, eu mesmo respondi algumas vezes, “Obrigado, mas cada um deve cuidar de seu próprio lixo, agora só estou pegando o lixo que esta sem dono”.

Nestas ações, o mais importante é a conscientização. Viver em comunidade em um lugar público é uma arte, um processo de evolução.

O projeto “Keep the Ocean Blue” tem como foco o processo de conscientização da necessidade de cuidarmos do meio ambiente, de nossas praias. Quem não gosta de uma praia limpa?

Estas ações serão realizadas em todas as praias sedes do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011.

Texto: David Husadel
Fotos: Marcio David










4 comentários:

  1. Muito bacana! A Oceano está de parabéns pelo trabalho incrível que está realizando. Ficamos na torcida pela incoporação desse gesto tão simples, mas tão valioso, na vida cotidiana da comunidade e dos turistas.
    Ter o meio-ambiente bem cuidado é direito de todos. Cuidar dele é um "dever"!

    ResponderExcluir
  2. Parabens. Pensando lá na frente, porque o mundo ta pedindo socorro.

    Banana

    ResponderExcluir
  3. Galera muito bacana, trabalho show, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa, parabéns a todos.
    Que pena que nem todas as pessoas tem essa concientização e principalmente educação.

    ResponderExcluir