quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Conheça a melhor onda artificial do MUNDO | WADI ADVENTURE

Em uma trip para produção de material junto ao videomaker Pablo Aguiar, o atleta Oceano Petterson Thomaz teve a felicidade de conhecer o parque Wadi Adventure, considerado o melhor parque de ondas artificiais do mundo. Com pequenas ondas perfeitas o parque fica localizado próximo de Dubai nos Emirados Árabes. Abaixo você pode conferir com exclusividade o relato da trip, as fotos, o vídeo de Pablo Aguiar e o vídeo feito pelo atleta mostrando os bastidores do parque.

Vídeo - sombrA SECa

SombrA SECa from Deriva on Vimeo.

Vídeo - Nos Bastidores do WADI



Por Petterson Thomaz (handbaggage.com.br)

Imaginar que um dia eu estaria dentro de uma piscina de ondas no meio de um deserto dos Emirados Árabes é algo até irrelevante quando se trata de um futuro ainda incerto para o surf. O que será que está guardado para nós surfistas em relação ao futuro do nosso esporte? Será que teremos grandes arquibancadas com competições em que todas as ondas serão iguais e realmente não haverá o fator sorte na escolha das ondas? Isso é algo que não sabemos se irá acontecer, porém, se ocorrer não será de grande surpresa. Hoje a rota com escala nos Emirados Árabes é muito usada por brasileiros e principalmente por surfistas de todo o globo que vão a Indonésia. E é exatamente lá na terra do petróleo que fomos parar, onde fica localizado o parque Wadi Adventure que possui a piscina de ondas artificiais considerada por muitos a melhor do mundo e que também ficou famosa depois da produção de Joe J. e Dion Agius, o vídeo “Eletric Blue Heaven.
Sabendo das condições da onda para treinar aéreos e grande vontade de ver de perto a ondulação artificial, eu, Yago Dora, seu pai Leandro Dora e o videomaker Pablo Aguiar fomos conferir de perto essa realidade. O fotografo e amigo, Eduardo Fleck, também estava contando os dias para trabalhar nos Emirados Árabes, porém devido a alguns problemas de saúde não conseguiu embarcar conosco.
Depois de dois vôos de 8 horas e mais algumas horas entre escalas chegamos na cidade de Abu Dhabi no Oriente Médio. O calor era algo inexplicável, chegava a ser ruim de respirar. Estávamos rodeados por grandes prédios e quando não havia área urbana a areia do deserto e grandes montanhas com pedras faziam parte do cenário. So tínhamos uma coisa em mente, entrar no parque e cair logo na água.
O mistério foi revelado quando experimentamos nossa primeira hora de surf. A onda era real, não precisava de ondulação, vento certo ou sequer de um período alto, era só apertar um botão ou mesmo conversar com alguns dos salva vidas que ficam nas laterais para mudar a direção da onda, tamanho e o tipo dela (fechando ou não).
Tínhamos durante algumas horas do dia uma piscina com ondas de meio metro quebrando a cada 90 segundos só para nós. Enquanto Yago se projetava para a próxima manobra eu aguardava estudando os movimentos da onda para pensar no que fazer em minha próxima onda, assim era, se erra em uma onda é só analisar e tentar melhorar na próxima. Na maior parte do tempo surfavamos as esquerdas que proporcionavam uma junção melhor para voar, algumas vezes até o vento ajudava ficando contra a prancha no aéreo. Normalmente depois de 1 hora e meia surfando nas esquerdas, mudávamos para as direitas para treinar o “cutback layback”. Foi a manobra clássica da direita já que não havia muita junção. A experiencia de surfar na água doce é muito diferente, a densidade da água é menor e querendo ou não você fica um pouco mais pesado que no mar.
Incrível mesmo é saber que você está surfando em um deserto a dezenas de quilômetros de uma praia de verdade. O parque Wadi Adventure fica literalmente no meio do nada, ele é localizado na cidade de Al Ain que fica a 1 hora e meia de carro de Dubai. Ao redor do parque não se vê nada além de areia, pedras e algumas estradas. A onda artificial é apenas um atrativo, eles tem também atividades como rafting, kaiak e outras, tudo em piscinas construídas artificialmente.
Como funciona a onda?
A onda começa a ter vida quando a água que escorre pelas laterais da piscina vai toda para a parte de trás da piscina, uma espécie de barril que com a ajuda de um motor e pequenas portas internas enchem de água esse compartimento. Após chegar ao nível de água desejado, essas portas abrem ejetando toda a água com uma pressão também formada por um motor. Á água quando sai pelas portas internas da piscina, forma uma ondulação, que quando chega em uma parte mais rasa da piscina forma a onda. Depois que a onda passa, todo o processo de encher esse tal “barril” começa de novo e se repete formando ondas até o o motor ser desligado. Pelo que percebemos a onda se alterava em poucos detalhes de uma para a outra, isso devido ao tanto de água que o motor jorrava para fazer a onda, as vezes era mais, as vezes era menos. O intervalo entre as ondulações artificiais varia, porém em condições boas, 90 segundos é o tempo que leva para vir uma onda, ou seja 46 ondas por hora. A onda pode ser feita da maneira que você quer, direita, esquerda, fechando ou abrindo. O tamanho das ondas também pode ser alterado, para menor e até um pouco maior que as ondas que pegamos, porém um problema em uma das portas internas da piscina nos impossibilitou de pegar ondas com a potência máxima da piscina, o que só nos faz querer voltar ao Wadi Adventure.
A prancha
Em todos os dias de surf, usei uma prancha modelo Aire, da Snapy Surfboards, tamanho 5,4. É uma prancha que tem muita área de bico e de rabeta, então facilita nas manobras radicais como aéreos. Acredito que uma prancha de epoxi seria o ideal para a piscina, pois o peso faz bastante diferença, alias qualquer detalhe faz a diferença.
Dubai
Em uma das tarde após o surf, fomos a Dubai conhecer a famosa cidade do Oriente Médio. Foi uma tarde de turismo rápido, cerca de 4 horas conhecendo a cidade em volta do shopping e o próprio shopping que era gigante. Para se ter uma idéia, dentro do shopping havia uma pista gigante de patinação no gelo e um aquário com todos os tipos de peixes, inclusive tubarões. Em Dubai os prédios são de arquitetura única, cada um com sua forma de chamar atenção, uma mais doido que o outro. Dá pra perceber que dinheiro não é o problema deles, os “sheiks” trabalham forte.
Agradeço a todos os que colaboraram para que isso acontecesse, muitos amigos e conhecidos me ajudaram na dilvulgação do projeto antes de eu ir e são responsáveis por esse conteúdo produzido, inclusive as marcas que me patrocinam Oceano Surf Wear, CT Wax, Terrall Surf Shop, Rock ‘n’ Roll energy drink e a Welcome Surf trips, muito OBRIGADO de coração!"
Fotos
Shopping em Dubai

Pelas ruas de Al Ain

Dubai

Dubai não para de crescer







Por dentro da piscina

Pablo Aguiar, Petterson, Yago Dora e Grilo

Antes de entrar a água


Skate dentro de um shopping em Dubai



Pablo Aguiar fazendo suas imagens

Nas laterais da piscina

AZUL OCEANO

Aquário

WADI ADVENTURE

Hall de entrada do parque

Antes de ligarem a máquina



Nenhum comentário:

Postar um comentário