O SCMC, evento criado para estimular o desenvolvimento de inovação, atualização e aperfeiçoamento da cultura da moda, estará realizando dia 21 de maio em Camboriú SC, a exposição que encerra as atividades do sexto ano do SCMC, e a Oceano estará expondo seus produtos conceito Keep The Ocean Blue. Confira abaixo a programação.
No dia 21 de maio às 19h, acontece a exposição “DO AVESSO – Uma experiência de moda e design”, evento patrocinado pelo SENAI SC, que encerra as atividades do sexto ano do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). Nesta edição, o SCMC assume o conceito de plataforma de experimentação criativa, propondo a união entre a indústria e entidades de ensino.
A idéia é abrir as portas das grandes empresas que compõem o pólo industrial de moda catarinense para os novos conhecimentos e linguagens do mercado. O objetivo maior é desenvolver uma identidade para o design local com approach global.
QUEM PARTICIPA
O SCMC é uma plataforma diferenciada e única em toda a América Latina, do qual fazem parte as empresas: Copa & Cia, Dalila Têxtil, Dudalina, Grupo Diana, Hering, Karsten, Kyly, Lancaster, Lunender, Marilua, Marisol, Mensageiro dos Sonhos, Oceano, RVB Malhas, Tecnoblu e Villa Têxtil.
E as seguintes entidades de ensino: ASSEVIM (Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim); FURB (Universidade da Região de Blumenau); UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina); UNIASSEVLVI (Associação Educacional Leonardo Da Vinci); UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville). Além dessas universidades, o SCMC conta com a participação do SENAI, seu patrocinador master, representado pelas unidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Brusque e Blumenau.
O QUE MUDA
Ao contrário dos anos anteriores, essa edição do evento não apresentará desfiles, mas uma grande exposição em que cada time criativo vai proporcionar experiências imersivas de moda e design dentro de um container executado em madeira de reflorestamento.
Os 17 times criativos – compostos por dois estudantes de moda, 1 professor e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas – assinam a concepção da instalação e uma capsule collection, com cinco produtos inovadores em termos de design e processo de construção.
Eles passaram os últimos 10 meses estudando as diversas manifestações comportamentais relacionadas aos universos do Design, Retail, Web, Comportamento e Comunicação, para entender como a indústria criativa global está se movimentando e assim criar estratégias de marketing e moda de impacto positivo para suas empresas e entidades de ensino.
Eis uma excelente oportunidade de entender como a moda pode se aproximar do conhecimento para resgatar na tradição a essência da transformação.
CONSULTORIA CRIATIVA
O SCMC conta com a consultoria criativa e direção de conteúdo de Jackson Araujo, Consultor de Moda, Analista de Trends e Sound-stylist, colaborador do WGSN, onde assina reports sobre Arte, Música e Comportamento, e Luca Predabon, analista de Tendências e colaboradora da Consultoria de Tendências Mindset.
HISTÓRICO
O projeto nasceu em 2005 da inquietação de empresários ligados à moda e design, com um grande interesse em interagir fortemente com instituições de ensino para buscar e formar novos talentos, além de investir no valor agregado de seus produtos.
Estimular o desenvolvimento de um ambiente de inovação, design e cultura de moda e influenciar a formação acadêmica da cadeia de moda e design em Santa Catarina são valores que fundamentaram a criação do SCMC.
Durante os seis anos de existência já passaram pelo evento 28 empresas, 18 instituições de ensino e 300 estudantes, que têm a oportunidade de manter contato com a indústria e adquirir aprendizados práticos que enriquecem a sua grade curricular.
FICHA TÉCNICA
O evento acontece a partir das 19h, no Maria’s Shows e Eventos, à Rua Mamoré, 1083, Camboriú, SC. Somente para convidados. Com apoio da Texbrasil, Abit e Apex-Brasil, em parceria com o Catarina Coletivo Criativo e Green Valley.
Saiba mais sobre o SCMC: http://www.scmc.com.br/hp/
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