quarta-feira, 21 de outubro de 2015

História do Skate - Pranchinhas com rodas

Sabe como surgiu o skate? Lá pelos anos 50 não havia ondas na Califórnia  e os surfistas tentavam imitar as manobras de surf usando rodas e eixos montados em pranchas de madeira. O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959.

Roller Derby em 1959


Não era muito seguro. Muitos acidentes aconteceram e tentaram até banir o novo esporte. Mas  pelo contrário, o esporte cresceu. Primeiro era chamado de sidewalk surfing ( surf de calçada). A moda pegou e em 63 ganhou o nome de skateboard. O primeiro campeonato aconteceu naquele ano na Califórnia. E  no ano seguinte, 64, já tinha até revista especializada, a The Quarterty Skateboarder. Um fato curioso naquela época. Com a grande seca na Califórnia, as piscinas foram esvaziadas e os skatistas descobriram que dava para se divertir andando nas paredes, lembrando as ondas de surf.

 Com a grande seca na Califórnia, as piscinas foram esvaziadas para prática do skate













Nos anos 70,  a primeira evolução e revolução. O grande lance foi a invenção da roda de poliuretano, tornando popular este  esporte. Na década seguinte a crise fez aparecer rampas de madeira e a cultura do faça você mesmo. O punk e depois o hip hop influenciaram a galera do skate. Na  década de 90 aconteceu o profissionalismo, com campeonatos mundiais. Grandes nomes e vira até tema de cinema. Z-boys and Dogtown, foi um deles. Em 2004, por incrível que pareça, na Alemanha é fundada a Internation Skateboardin Federation. E de lá pra cá se solidificou e se popularizou.


















Z-boys and Dogtown foi tema de filme



Nenhum comentário:

Postar um comentário