terça-feira, 18 de maio de 2010

Surf Treino com Caetano



Entre os dias 12 a 15 de maio entrou um forte swell no sul do Brasil. Ondas acima de três metros atingiram a costa leste da ilha de Florianópolis proporcionando cenas insanas na praia da Joaquina. Como a maioria das praias não tem canal, a prática de surf na remada é quase impossível nessas condições. As esmagadoras ondas junto da forte correnteza tira o ânimo até dos surfistas mais atirados.
Com a análise da situação e monitoramento das condições do swell, entrei em contato com nosso atleta Caetano Vargas para uma sessão de fotos e treinamento para a próxima competição que será realizada na praia Mole, o WQS (World Qualifying Series), etapa mundial de nível 6 estrelas.
Como a ondulação estava forte de leste com vento sul, resolvemos ir atrás dos picos alternativos para realizar nosso treinamento. Após checar alguns lugares, tomamos a decisão de ir conhecer a praia de Palmas, que fica em Governador Celso Ramos, uns 60km da ilha de Florianópolis.
Palmas é conhecida pela qualidade e formação das ondas. Uma forte onda tubular que quebra na beira da praia, onde proporciona uma sessão alucinante de tubo e manobra na junção.
Achei o lugar ideal para poder fazer boas fotos e um treinamento consistente para o Caetano. Após analisarmos as condições e definir o treinamento, caímos no mar na busca da produção do material.
Caetano escolheu uma prancha 5x10 Squash, shapeada pelo Gilberto Fava Nogueira. Para ele, a escolha era simples naquela condição: “A onda está rápida e tubular, preciso de projeção para encaixar nos tubos e de uma rabeta solta para manobrar na junção”.
A praia de Palmas é encantadora e fotogênica. O rendimento do material foi bom e resolvemos voltar no outro dia para concluir nossa missão.
Confira algumas fotos da produção desse material, que teve como objetivo maior a evolução do nosso atleta e a divulgação nas revistas especializadas.
Por Márcio David.


A forte ondulação que atingiu as praias do leste na ilha de Florianópolis só proporcionou surf para a pratica de Tow-in , a praia da Joaquina foi o palco escolhido dos praticantes dessa modalidade de surf


Como o swell não estava bom na ilha de Florianópolis, partimos em busca de ondas alternativas para a produção do material, Governador Celso Ramos(na foto) foi o começo da nossa jornada


Assim que chegamos em Palmas o visual foi alucinante, com uma dupla de Tow-in surfando ondas tubulares no meio da praia


O canto direito da praia de Palmas apresentava boas condições para nosso treinamento


Visual do meio da praia


Apesar de o canto direito estar menor que no meio da praia as condições eram boas para surfar esquerdas e direitas


Nosso atleta Caetano Vargas analisando as condições na praia de Palmas


Preservar é importante para o bem das nossas praias


Caetano não desperdiçou um momento do treinamento, sua concentração e sintonia na produção foi importante para conseguir pegar diversos tubos e garantir bons momentos da sessão


Alem dos tubos, Caetano também soltou o pé nas manobras












Manobra na junção, rabetada para o céu


Plasticidade nos tubos, sintonia harmônica com as ondas


Visual do final de tarde em Palmas


Nosso treinamento e busca da boa foto foi até a noite onde saímos do mar já escuro


No final do dia fomos recompensados pela beleza e magia da natureza com um alucinante e colorido por do sol

3 comentários:

  1. Pô, irada a matéria! É isso aí, show de bola essa iniciativa da Oceano, altas fotos e um treinamento diferenciado! O Caetano quebra, sempre! Postem mais matérias, hahaha

    ResponderExcluir
  2. caracas brother irado, bacana essa iniciativa ai de acompanhar seu trabalho, e exibir,esse rato branco quebra a vala mesmo, rsrrs

    espero q continuem esse trabalho .

    ResponderExcluir
  3. Po, que irado cara!
    rendeu muito, as fotos ficaram iradas e o treinamento sempre é bom!
    Parabéns a todos, pela iniciativa da Oceano e ao desenvolvimento do Caetano!
    abraço brow

    ResponderExcluir