quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Embaixada do Paraná na terra vizinha



Alheia à bandeira catarinense que tremula em frente à prefeitura, a cultura que domina o balneário de Itapoá, situado entre Guaratuba (PR) e São Francisco do Sul (SC), é a paranaense. Famílias vindas de cidades como Curitiba, Londrina e Maringá formam a maioria dos moradores e veranistas do local, fazendo dele uma espécie de embaixada do Paraná no estado vizinho.

A influência já foi, inclusive, alvo de estudos do governo municipal. Há cerca de seis anos, a prefeitura fez um levantamento e identificou que 80% dos veranistas eram paranaenses . “O Paraná é a nossa grande base econômica. Por isso, eu sempre digo que a divisa com Guaratuba não nos separa, mas nos une”, afirma o prefeito, Ervino Sperandio.

A presença maciça de migrantes tornou-se até estratégia comercial. São comuns os pontos comerciais batizados com nomes de cidades paranaenses, como a Imobiliária Londrina, de propriedade da família do corretor de imóveis Rogério Pizze. “Quando meu pai decidiu abrir a imobiliária, escolheu esse nome para atrair os clientes do Paraná. E deu certo: muita gente de Londrina nos encontra pela internet e vêm aqui pessoalmente porque sabem que somos de lá”, conta.

Nas areias do balneário também prevalecem os “forasteiros”. O empresário Cristiano Júlio, 31 anos, de Imbituva, município dos Campos Gerais, frequenta a região desde a infância. “Antes, ia pra Matinhos. Mas a praia começou a ficar suja. Já aqui, por enquanto, está tudo bonito e bem cuidado”. Hoje, com a esposa e dois filhos, ele continua fiel à praia.

Atrativos
A qualidade da água é um dos maiores atrativos. De acordo com o último boletim de balneabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão catarinense, três dos quatro pontos verificados na cidade estavam próprios para banho – a única área imprópria fica no primeiro posto de medição, à esquerda da torre da Telesc.

Outro fator que explica a opção é a proximidade em relação à Curitiba, cerca de 150 km. No início da semana, o estudante Tiago Maximiano, 19 anos, embarcou em um ônibus na capital e em poucas horas chegou à praia, onde pôde relaxar à vontade. “Eu leio bastante e aqui é um bom lugar. O único barulho que ouço é o do mar”, conta, enquanto folheia um livro.

Nos últimos anos, informa o prefeito, o número de visitantes vindos do interior de São Paulo e do Centro-Oeste cresceu bastante. Nada, contudo, capaz de silenciar o “leite quente”, que já faz parte do sotaque local.

Sossego e aventura lado a lado
Com uma das costas mais extensas do sul do país, com 32 km – cerca de um terço de todo o litoral do Paraná, que tem 92 km – Itapoá oferece aos visitantes várias opções de lazer. O local mais procurado é a praia de Itapema do Norte, onde estão três grandes rochas naturais que embelezam a costa. A região é ideal para quem procura momentos de sossego, como a estudante de Maringá Sabrina Ferrari Alcântara, 17 anos. “Eu gosto daqui porque a praia é calma, não tem aquele tumulto típico de litoral”, conta.

Tranquila nas areias, a praia é agitada no mar, o que atrai muitos surfistas. O atual vice-campeão paranaense do esporte, Caetano Vargas, 21 anos, residente em Itapoá, dá a dica: “A região da terceira pedra é a melhor opção. Eu, que viajo para vários lugares, posso dizer: é difícil encontrar boas ondas como as de Itapoá.”

Outro ponto bastante visitado é a praia do Pontal da Figueira. O balneário, que fica a cerca de 20 km do centro, tem poucas ondas e oferece uma vista privilegiada das belezas da costa itapoaense. O segurança Luiz Hempkemaier, 60 anos, de Araucária, é um dos frequentadores da praia: “O sossego que eu encontro aqui é maior do que em qualquer outro lugar da cidade. Deixo minha filha brincando sozinha sem medo”, conta.

Aventura e balada
Quem gosta de aventura também encontra em Itapoá um prato cheio. A poucos quilômetros do centro, na Rua 1.100 (conhecida como Rua da Celesc) fica a Reserva Volta Velha, que oferece atividades de ecoturismo, como canoagem e trilhas pela mata. O local também possui uma oca de índios Xingús, que pode ser visitada diariamente.

Quem procura diversão tem como opção a Avenida Brasil, onde se concentram os principais bares e restaurantes da cidade. A balada preferida da estudante Sabrina, por exemplo, é a casa de shows Maresia Itapoá: “Tem festas bem legais. Eu gosto de música eletrônica e de reggae, e lá sempre toca”, diz.

Serviço
As atividades da Reserva Volta Velha estão disponíveis mediante agendamento.

Mais informações: (47) 8854-4780 ou www.reservavoltavelha.com.br

Maresia Itapoá: Avenida Brasil, 1001.

Fonte

Um comentário:

  1. Praia de Itapoa é mt boa
    sempre vou la e gosto mt
    lugarzinho tranquilo, só não é tranquilo na virada do ano onde rola a maior festa na avenida...
    mas como adoro uma festa....

    ResponderExcluir